Páginas

3 de ago de 2010

A glória implica visão da excelência – Jonathan Edwards


A glória de Deus é a honra concedida a ele pela criatura

O termo glória, quando aplicado a Deus nas Escrituras, também implica visão ou conhecimento da excelência divina. A glória é demonstrada para que seja vista pelos observadores. A manifestação da glória - a emanação ou o resplendor de claridade - é relacionada ao olho. A luz ou a claridade é uma qualidade que diz respeito ao sentido da visão; vemos um luminar por causa da sua luz. E, nas Escrituras, é comum a luz representar o conhecimento.

Com freqüência, a palavra glória nas Escrituras significa ou subentende honra, como qualquer um pode ver sem dificuldade ao consultar uma concordância.96 Porém, a honra implica conhecimento da dignidade e excelência daquele que a tem, o que muitas vezes é indicado mais especificamente pelo termo glória, quando aplicado a Deus. Números 14.21: "Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR", OU seja, todos os habitantes da terra verão as manifestações que darei de minha santidade perfeita e da abominação do pecado e, portanto, da minha excelência infinita.

O contexto deixa isso claro e o mesmo se aplica ao caso de Ezequiel 39.21,22,23: "Manifestarei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado. Desse dia em diante, os da casa de Israel saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus. Saberão as nações que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados para o exílio". Também fica evidente em várias passagens de acordo com as quais Deus se glorifica ou é glorificado, que uma intenção imediata é tornar conhecida a sua grandeza e excelência divinas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Jonathan Edwards | by ©2010