Páginas

9 de mar de 2010

Jonathan Edwards- Maturidade Precoce.


-Nascimento, família, intelecto na juventude-

Jonathan Edwards nasceu em 5 de outubro de 1703 em Windsor, Connecticut. Era o único filho além das dez filhas de Timothy Edwards, pastor congregacional da cidade. De acordo com a tradição, Timothy costumava dizer que Deus o abençoou com vinte metros de filhas. Timothy ensinou latim a Jonathan quando o menino tinha 6 anos de idade e o mandou para Yale quando ele completou 12 anos. Yale havia sido fundada fazia apenas quinze anos e estava lutando para não fechar as portas. Para Jonathan Edwards, porém, tornou-se um lugar de crescimento e estímulo intelectual intensos.

Como aluno de Yale, aos 15 anos de idade ele leu a obra que se tornaria seminal para o seu pensamento, Essays on Human Understanding [Ensaios sobre o entendimento humano], de John Locke. Ele comentou, posteriormente, que sentiu mais prazer em ler essa obra "do que o mais cobiçoso dos sovinas sentiria em juntar punhados de moedas de prata e ouro de algum tesouro recém-descoberto".Já nessa tenra idade, ele começou a formar o padrão de escrita e de pensamento que canalizaria o grande poder da sua mente e do seu coração para uma literatura extraordinariamente produtiva.

Quando ainda era menino, começou a estudar com uma pena na mão; não para copiar os pensamentos de outros, mas com o propósito de anotar e preservar as idéias sugeridas à sua mente pela matéria que estivesse estudando. Essa prática extremamente proveitosa teve início muito precoce em diversas áreas de conhecimento e Edwards a manteve constantemente nos seus estudos ao longo de toda a vida. Tem-se a impressão de que, em certo sentido, ele estava sempre com a pena na mão. Preservado com determinação, esse exercício lhe ofereceu grandes vantagens: pensar de maneira contínua durante cada período de estudo; pensar com precisão; pensar de maneira interligada; pensar como hábito o tempo todo.

Ele formou-se em Yale em 1720, fez o discurso de despedida em latim e continuou os seus estudos por mais dois anos, preparando-se para o ministério. Foi ordenado aos 19 anos e iniciou o seu pastorado na Igreja Presbiteriana Escocesa em Nova York, onde permaneceu durante oito meses, de agosto de 1722 a abril de 1723.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Jonathan Edwards | by ©2010